Mudanças de hábitos para o Product Owner em tempos de quarentena

As Mudanças de hábitos para o Product Owner em tempos de quarentena serão necessárias para direcionar as decisões sobre o Backlog do Produto.

Devido aos impactos do Coronavírus (COVID-19), é evidente que os profissionais e as organizações sofrerão mudanças drásticas na maneira como realizam as suas atividades. Novas condutas serão necessárias para que o trabalho flua, novos hábitos farão parte do dia a dia das organizações, tais como Home Office, implantação de ferramentas para auxiliar no trabalho, mudança de comportamento e processos.

Nesse artigo, nós vamos apresentar os impactos que essa quarentena proporcionou para o Dono do Produto (de bom e de ruim) e as mudanças de hábitos necessárias para este profissional.

mão de homem montando quebra cabeça

Mudanças de hábitos para o Product Owner em tempos de quarentena

 

Mudanças no mercado

O mercado mudou e a forma como as pessoas interagem e fazem negócio também! Já apresentamos aqui diversos Dados e mudanças de hábitos nas organizações em tempos de quarentena. Nessa análise, foram apresentados diversos dados de impacto na economia, bem como os segmentos de mercado que tiveram mudanças significativas em seus orçamentos. Relembrando:

Em alta…

As empresas com produtos de chamada de vídeo e ferramentas, colaboração online e trabalho remoto – tais como Microsoft, Google e Facebook – tiveram um aumento de tráfego de até 40%. Isso ocorreu devido à necessidade do Home Office. A computação em nuvem das Gigantes Amazon, Microsoft e Google também tiveram maior demanda de ocupação e utilização.

Serviços de streaming como Netflix, Globoplay, HBO, Spotfy e Youtube também tiveram um expressivo ganho no público uma vez que os seus consumidores permaneceram mais tempo em suas casas. Algumas destas ofereceram serviços gratuitos nos meses de março, abril e maio.

Por fim, não podemos esquecer do E-commerce onde os pedidos já subiram em todos os lugares do Mundo devido à falta de lojas físicas disponíveis.

 

Em baixa…

É claro que os demais segmentos, comércios e lojas físicas tiveram uma baixa expressiva em suas atividades e demandas, chegando a lucro zero ou até prejuízo nos últimos meses.

Além do comércio, os segmentos relacionados às viagens e passeios também tiveram baixas expressivas, tais como: Companhias aéreas, turismo, transporte executivo, hotéis, eventos e afins. Além destes, produtos relacionados com estas atividades também tiveram perdas, a exemplo de câmeras digitais, roupas em geral, equipamentos para acampamento, óculos, veículos e afins.

 

Mudanças de hábitos para o Dono do Produto

Imagem de Product Owner abrindo o terno mostrando uma mudança de hábito

Pois bem! Chegamos até o ponto que nós, proprietários do produto tanto esperamos sobre as mudanças de hábitos para o Product Owner em tempos de quarentena. Aqui vamos utilizar diversas perspectivas já apresentadas no site sobre as características deste profissional, bem como o que ele é e não é.

A partir de todos os cenários apresentados acima e a necessidade de trabalho remoto, dificuldade e oportunidades novas no mercado, listamos algumas mudanças ou melhorias de hábitos para o PO:

  • Replanejar: Iniciamos essa lista com o replanejamento. Replanejamento que se dá tanto na forma como o produto é pensado para atender ao diferente modo de usuário, quanto no modo em que a equipe de desenvolvimento e as partes interessadas interagem.
  • Aumentar a comunicação: Se já era características fundamental para o PO, agora muito mais, pois devido ao distanciamento social, faz-se necessária a comunicação pelas diversas formas (mensagens, ferramentas de vídeo, e-mails, etc.) com os stakeholders, usuários e time de desenvolvimento.
  • Maior atenção ao Backlog: O Backlog do produto precisará de mais atenção e revisão constante uma vez que esse cenário de mercado e comportamento dos usuários é muito novo e desconhecido.
  • Maior transparência: Sendo um dos pilares das metodologias ágeis, principalmente o Scrum, a transparência dos artefatos, informações e trabalho do PO deverão ficar mais evidentes e disponíveis para todos.
  • Criatividade: O Product Owner deverá ser mais criativo para criar soluções de mercado visto à nova perspectiva de mercado e público – o alcance e estudo dos usuários deverá considerar todas as novas mudanças de hábitos.
  • Maior liderança do produto: A propriedade sobre as decisões estratégicas do produto precisará ser reforçada, uma vez que essas informações ficarão mais expostas.
  • Maior empatia: Essa habilidade já necessária do PO precisaria receber maior atenção. Assim como a criatividade – conhecer melhor o novo contexto dos usuários será imprescindível para tomada de decisão sobre o Produto.
  • Aumentar apoio e planejamento da Sprint: O apoio e planejamento da Sprint junto ao time de desenvolvimento será cada vez mais importante, uma vez que o produto está sobre um novo contexto, o time de desenvolvimento precisará de maior atenção do PO sobre questões e tomadas de decisões.
  • Utilização de ferramentas: Não poderíamos esquecer da necessidade de ferramentas para otimização e manutenção do trabalho – aplicativos de reunião como Zoom, MS Teams, Hangouts ou Whereby passão a se tornar essenciais para a comunicação.

 

Sem mais, gostaria de finalizar esse artigo com essa belíssima frase de Sócrates:

“O segredo da mudança é não focar toda sua energia em lutar com o passado, mas em construir o novo”

Gostou? Então compartilhe!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 27 de junho de 2021

    […] Virtual: Em tempos de mudança de hábitos devido à pandemia e com o aumento de Home Office, é natural que encontros podem ocorram remotamente. A ideia aqui é […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *