Scrum: O que é e suas principais características

Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.

Iniciado no começo dos anos 90, o Scrum é um framework ágil para desenvolver, manter e entregar produtos complexos de forma leve e simples, porém difícil de dominar. Assim como no jogo de rugby (origem do nome), o Scrum ensina as pessoas a trabalharem juntas – em sintonia, tornando o trabalho mais colaborativo, transparente e multidisciplinar. Além disso, o seu foco está na maximização do valor do produto em cada iteração. Tais características iremos tratar nos próximos tópicos deste artigo.

vetor com fundo gradiente azul e framework scrum no fundo. Tal modelo mostra algumas interfaces sistêmicas para tablet e descktop, além de pessoas interagindo e trabalhando com base no método

Framework Scrum

 

Teoria do Scrum

Fundamentado na teoria empírica de processo (empirismo) onde o conhecimento é obtido nas experiências e decisões tomadas com base no que é conhecido. Sendo assim, o ciclo de melhoria contínua é muito bem empregado e ganha força com o tempo. Esse controle de processo empírico é sustentado pelos seguintes pilares:

  • Transparência: Esse pilar mostra que as informações, artefatos, cerimônias e quaisquer outros aspectos que são comuns para os envolvidos no processo, devem estar disponíveis e de fácil acesso.
  • Inspeção: O trabalho a ser realizado no dia a dia devem ser inspecionados por todos os indivíduos, tanto na questão pessoal quanto em relação ao time. Tal inspeção pode ser utilizada no âmbito estratégico da organização ou enquanto time do Scrum.
  • Adaptação: A adaptação permite que todos os papéis do Time Scrum possam se adaptar de acordo com o momento atual do produto e/ou cenário em que se encontra. Essa adaptação é realizada de acordo com a resposta da Transparência e Inspeção realizada anteriormente. O âmbito desta possibilidade de adaptação pode ocorrer desde a fase de levantamento de negócio pelo Dono do Produto até a fase de desenvolvimento e entrega de cada artefato.

 

Assine nossa Newsletter e fique sempre atualizado com nossos artigos!

 

O Guia Oficial do Scrum descreve algo muito interessante sobre os valores do framework:

Quando os valores de comprometimento, coragem, foco, abertura e respeito são incorporados e vividos pelo Time Scrum, os pilares do Scrum de transparência, inspeção e adaptação tornam-se vivos e constroem a confiança para todos. Os membros do Time Scrum aprendem e exploram estes valores à medida que trabalham com os eventos, papéis e artefatos do Scrum.

 

Valores do Scrum

O sucesso da aplicação do Scrum depende destes 5 valores imprescindíveis para sua aplicação:

  • Comprometimento: Cada pessoa deve estar comprometida com a aplicação do framework, com a meta da sprint e objetivos do time.
  • Coragem: O time deve ter autonomia para tomar decisões cruciais em rumo ao objetivo final. Além disso, essa coragem deve ser aplicada na transparência dos problemas e situações que ocorrerem ao longo do processo.
  • Abertura: É imprescindível que cada membro esteja aberto a aprender com os erros e receber feedback do próprio time. Os stakeholders também precisam estar abertos à negociação e tomada de decisão da equipe.
  • Respeito: A grande ideia do time de desenvolvimento é que seja formado por pessoas multidisciplinares com culturas, pensamentos e experiências variadas. Deste ponto de vista, as diferenças que formam cada membro devem ser ignoradas – pelo contrário, estes devem se aproximar pelas semelhanças e aprender com as diversas formas de pensamentos.
  • Foco: Não menos importante, esse último valor deve ser lembrado diariamente nas reuniões diárias com relação ao objetivo da Sprint e também nas reuniões de planejamento em relação ao objetivo do Produto.

 

Estrutura do Scrum

imagem vetorizada com fundo cinza e uma folha de papel grande em destaque composta por balões que indicam finanças, checklists e gráficos, além de uma grande lupa. À frente 2 mulheres e um homem de negócios interagindo

Papéis, eventos e cerimônias

Por definição, o Scrum é constituído por papéis, eventos e artefatos – atributos que caracteriza o framework e são imutáveis. Qualquer utilização do Scrum sem estes aspectos o torna em qualquer outra coisa diferente de Scrum. Vamos abordar a seguir cada um destes itens que constitui esse framework.

O Time Scrum

O time Scrum é formado por pessoas auto-organizáveis e multidisciplinares, ou seja, a autonomia da forma de trabalho dentro das Teorias, Valores e Estrutura do framework é inteiramente do time e ninguém externamente deve interferir. Esse time é constituído pelos seguintes papéis:

  • Product Owner: Esse papel é responsável por maximizar o valor do produto que o time de desenvolvimento vai atuar. Este é considerado o proprietário do produto e uma das suas principais atividades é o gerenciamento do Baklog do Produto.
  • Time de Desenvolvimento: O time de desenvolvimento consiste de profissionais que contém todas as características e habilidades necessárias para a criação do produto.
  • Scrum Master: O Scrum é considerado um líder-servidor e a sua principal atividade consiste em garantir que o framework seja executado com sucesso, além de prover a comunicação e apoiar em toda as cerimônias do Scrum. Vale lembrar que o Scrum Master é uma figura que trabalha para todos os envolvidos pelo framework, além da organização em que se aplica.

Artefatos do Scrum

Os artefatos do Scrum representam o resultado do trabalho realizado nas diversas etapas do framework. Estes artefatos servem para compor os pilares do processo empírico já citados aqui, dos quais:

  • Backlog do Produto: O Backlog do Produto é a principal ferramenta de trabalho do Dono do Produto e esta é uma lista ordenada de tudo o que se é conhecido e necessário para o produto.
  • Backlog da Sprint: O Backlog da Sprint é a lista de itens selecionados pela equipe de desenvolvimento e apresentada pelo Product Owner durante a Reunião de Planejamento.
  • Incremento: O Incremento é a nova versão do produto adicionada às demais entregas realizadas em Sprints anteriores. Esse incremento é disponibilizado ao término de toda Sprint e deve ser suficiente para ser utilizado.

Eventos

Os eventos do Scrum, também conhecidos como cerimônias, são as reuniões realizadas no decorrer da Sprint com o intuito de evitar demais reuniões não necessárias. Todo e qualquer evento no Scrum tem um time-boxed (tempo fixado) para manter a regularidade. As cerimônias do framework:

  • Sprint: Sprint (ou iteração) é o período de tempo onde se é realizado um trabalho em direção ao objetivo. Toda e qualquer Sprint deve ter uma meta/objetivo a ser alcançado pelo Time de Desenvolvimento e deve atender ao Backlog da Sprint. As Sprints devem ter o período de 1 a 4 semanas.
  • Planejamento da Sprint: Essa cerimônia é realizada no primeiro dia da Sprint, onde na primeira parte o PO apresenta os itens do topo do Backlog ao time de Desenvolvimento e na segunda ocorre a quebra das tarefas. A reunião de planejamento deve durar até 8 horas a depender proporcionalmente do tamanho da Sprint.
  • Reunião Diária: A reunião diária (ou Daily) tem um tempo de até 15 minutos e deve ser realizada no mesmo horário. Essa cerimônia  são encontros diários do time de desenvolvimento para responder a 3 questões:
    • O que eu fiz ontem que ajudou o Time de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?
    • O que eu farei hoje para ajudar o Time de Desenvolvimento atingir a meta da Sprint?
    • Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time de Desenvolvimento no atingimento da meta da Sprint?
  • Revisão da Sprint: A reunião de revisão é realizada no final da Sprint para Inspecionar o trabalho realizado. Nesta reunião a equipe de desenvolvimento apresenta o resultado do trabalho combinado na reunião de Planejamento ao Product Owner. Esta reunião dura até 4 horas a depender do tamanho da Sprint.
  • Reunião de Retrospectiva: Esta cerimônia é realizada para que o time inspecione a si próprio, bem como cada integrante individualmente a fim de compreender o que foi feito corretamente ou pontos que precisam ser melhorados. Esta cerimônia é realizada após a reunião de revisão e deve ter até 3 horas a depender do tamanho da Sprint.

 

E o que o Dono do Produto tem com isso?

Por ser um papel fundamental dentro do framework, é importante que o Product Owner conheça o framework de trabalho a qual ele está inserido, pois como foi apresentado, para o Scrum (ou qualquer outro método ágil) ser executado com sucesso, é necessário que todos trabalhe em conjunto – não podemos esquecer que o Scrum é colaborativo.

Assim como uma das características do Scrum, o Product Owner foca na maximização do valor do produto. Por conta disto, o trabalho deste profissional pode correr muito bem se o framework for bem utilizado dentro dos princípios, valores e estruturas apresentadas neste documento.

Gostou? Então compartilhe!

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Viviane disse:

    Muito bom…sempre legal estamos lendo.sobre esses avanços da tecnologia….

    Parabéns, Bruno!!
    abçs

  1. 9 de agosto de 2020

    […] do Time, bem como as suas responsabilidades em cada etapa e artefato. Considerando o framework Scrum como exemplo, apresentamos o papel de cada uma parte no Backlog da […]

  2. 10 de abril de 2021

    […] lembrar que Gerente de Produto é um cargo. Já o Proprietário do Produto é um papel no time Scrum. Utilizando essas definições, podemos entender que um PM em uma organização poderia ser o […]

  3. 17 de abril de 2021

    […] conceitos próximos para evitar um nível de granularidade e complexidade muito alto (exemplo: Scrum e Lean Inception = Metodologia […]

  4. 22 de maio de 2021

    […] Vislumbra valor: Um dos atributos dos Backlog do Produto (a ser explicado mais abaixo) é o valor de negócio, do qual é o ponto central das Metologias Ágeis, inclusive do Scrum. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *