Evolução do Dono do Produto – Scrum.org

Navegando pelo site da Scrum.org, visualizei um artigo bastante interessante sobre este assunto fiz questão de compartilhar essa versão traduzida e reformatada com vocês.

Conheça a Evolução do Dono do Produto nas maioria das organizações, compreenda em qual ponto da sua carreira está e como fazer para avançar.

imagem com 5 bonecas uma maior que a outra mostrando evolução

Evolução do Dono do Produto – Scrum.org

 

O que é um bom Dono do produto? Eu sou a pessoa certa para desempenhar essa função?

Se você já lutou com essa questão, deve continuar lendo.

A vantagem de ser um treinador e um consultor ao mesmo tempo é que você tem a chance de conhecer muitos Donos do Produto. Eu ouço as histórias de POs que lutam com seus desafios diários. Às vezes, essas histórias são bonitas e inspiradoras, mas, na maioria das vezes, parecem um episódio de ‘House of Cards’ (o que significa que é feio e cheio de política e decisões difíceis).

Observando todas essas histórias, é possível ver um padrão evolutivo, descrevendo como um Dono do Produto cresce em seu papel.

 

O Padrão

Foto padrão de evolução do PO representada por bonecas

 

Muitas organizações que utilizam o Scrum estão tentando criar uma boa implementação do Dono do produto. Mas por onde você começa? Qual é a pessoa certa para desempenhar o papel de Dono do produto? Ele vem de marketing, vendas ou talvez do departamento de TI? Ou talvez seja aquele projeto ou gerente de produto perfeito? Todas essas perguntas aparecerão quando você começar a implementar o Scrum. A resposta a esta pergunta não é tão simples. Ele está oculto no padrão de evolução, do qual descreve quantas organizações implementaram a função de Dono do Produto.

O padrão descreve os ‘recursos’ necessários de um Dono do Produto. É um padrão incremental, em que os benefícios esperados da função aumentam em cada etapa. É como uma boneca russa que se torna mais bonita e rica a medida que cresce.

 

Cinco níveis

O padrão de evolução contém 5 níveis de Donos de Produto que encontrei. Esses níveis podem ser descritos por um gráfico que usamos no treinamento Professional Product Owner:

Gráfico com a evolução do Product Owner evoluindo a partir de scribe, proxy, business, sponsor e entrepeneur

Cada uma das versões do PO no gráfico é uma atualização do seu antecessor:

 

O Escritor (O Analista de Negócio)

Evolução do Dono do Produto - O Escriba (Analista de Negócio)

Como primeira tentativa de implementar a função Dono do Produto, as organizações geralmente começam com alguém com fortes habilidades analíticas. Geralmente, é um membro da equipe de desenvolvimento que costumava escrever especificações de requisitos ou alguém que costumava ser o “analista de negócios”. Como essa pessoa geralmente vem do departamento de TI, é fácil dar o primeiro passo para a implementação do Scrum e podemos começar com a criação de um Backlog do Produto.

No entanto, um Escritor tem benefícios limitados, já que muitas vezes precisa de outras habilidades (marketing, vendas, gerentes de produto / projeto, comitês de direção etc.) para responder a perguntas difíceis. Essa tomada de decisão geralmente leva a uma interrupção do fluxo, gargalos, grandes pilhas de trabalho em estoque e uma lenta geração de valor comercial.

 

O Proxy (O Analista Sênior)

Evolução do Dono do Produto - Proxy (Analista de Negócio Sênio)

Para resolver os problemas de comunicação de um Analista de Negócio, as organizações atualizam a função Dono do Produto com um analista sênior que possui fortes habilidades de comunicação. Essa pessoa é como um gerente de contas que ainda vem do departamento de TI. O foco de um Proxy passa da criação de itens do Backlog do Produto para a criação de Incrementos do Produto.

Os benefícios esperados de um Proxy são um pouco melhores, pois ele está mais conectado aos negócios do que o Escritor. Embora os atrasos, o tempo de espera e os hick-ups diminuam, muitos deles permanecem.

 

O Representante de Negócios

Evolução do Dono do Produto - Representante de Negócios

Um problema frequentemente ouvido com o Proxy (e também o Escritor) é que os negócios (geralmente marketing e vendas) são desconectados do departamento de TI. Depois que as organizações entendem que precisam quebrar as barreiras interdepartamentais, elas enviam a alguém do marketing / vendas / gerenciamento de produtos para preencher a função Dono do Produto. Essa atualização para o representante comercial é o próximo passo na evolução. A partir desse momento, a equipe Scrum é composta por pessoas de todas as partes da organização, e não apenas do departamento de TI.

Os benefícios esperados aumentam novamente, pois há uma colaboração mais ampla. Agora, há disponibilidade direta de conhecimento funcional e expectativas das partes interessadas. No entanto, o representante comercial ainda tem autonomia limitada, pois o departamento de marketing \ vendas \ gerenciamento de produtos ainda são as autoridades reais.

 

O Patrocinador

Evolução do Dono do Produto - O patrocinador

Depois que um representante de negócios sentir a dor de pedir continuamente aos departamentos de negócios que tomem decisões, ele provavelmente lutará para conseguir algum mandato. Depois que os departamentos de negócios se atrevem a controlar e confiar no representante de negócios, o próximo passo na evolução é feito e o representante de negócios é atualizado para um patrocinador.

Funciona melhor se a pessoa não é apenas dos negócios, mas também tem a confiança e o mandato para tomar decisões (no local). Um mandato é um sinal de que o papel é levado mais a sério. Muitas vezes, o patrocinador pode passar mais tempo como Dono do produto, levando a menos problemas, alternância de contexto / tarefa e fluxo amplamente aprimorado. A equipe de desenvolvimento pode se concentrar mais e realizar as tarefas.

As questões de um patrocinador se resumem principalmente à necessidade de fazer lobby por orçamento. Um patrocinador ainda precisa negociar para liberar dinheiro dos diferentes departamentos de negócios. Talvez ele já possa decidir como gastar o dinheiro para seu próprio departamento, mas ainda há outros departamentos que precisam ser convencidos.

 

O Empreendedor

Evolução do Dono do Produto - O Empreendedor

O último passo na evolução do Dono do Produto é torná-lo totalmente responsável pelas funcionalidades e orçamentos. Isso faz dele um verdadeiro empreendedor, cujo trabalho é criar o maior valor possível para seus clientes. Ele é como um mini CEO, um verdadeiro dono do produto.

O empreendedor é responsável por todos os aspectos, como marketing, concorrência, usuários, jurídico e financeiro no escopo de seu produto. Sua vida profissional é dedicada ao bem-estar do produto.

Infelizmente, esse tipo de proprietário do produto ainda é uma espécie rara, pois as organizações geralmente não estão prontas para delegar esse tipo de controle.

 

Esse artigo foi publicado originalmente no blog oficial da Scrum.org em: https://www.scrum.org/resources/blog/evolution-product-owner

Gostou? Então compartilhe!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 24 de março de 2020

    […] do serviço. Por outro lado, a análise bem feita alinhada à estratégia de mercado rende uma evolução do Product Owner como profissional e ao Produto uma melhoria contínua, cooperando para que este produto ganhe […]

  2. 2 de abril de 2020

    […] apresentamos aqui uma publicação do Scrum.org sobre A Evolução do Product Owner. Nesta publicação, o primeiro e o segundo nível dizem respeito ao Analista de Requisitos como […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *