Analista de Negócio x Dono do Produto

Com o advento das metodologias ágeis cada dia mais forte nas organizações, é extremamente comum que as antigas funções e papeis sejam alterados para adaptação ao novo modelo de trabalho. Desenvolvedores, DBA’s, arquitetos, analistas de qualidade, designer e demais pessoas que trabalham para o desenvolvimento do Produto passa a ser chamado de Time de Desenvolvimento, o gestor ganha o título de Scrum Master e o Analista de requisitos ou analista de negócio passa a ser o Dono do Produto.

É claro que nesse processo de transição os antigos papéis e o modelo de trabalho ainda ficam impregnados no dia a dia, mas para a nossa sorte, os novos processos vão se ajustando com o tempo. Vamos ver aqui como Analista de Negócio e o Dono do Produto podem trabalhar juntos, além de suas características, semelhanças e diferenças.

Neste artigo, nós vamos apresentar algumas dificuldades encontradas nesta transição, além das diferenças, características e semelhanças entre os papéis. Por fim, vamos abordar como o Analista de Negócios e o Product Owner podem trabalhar juntos.

Analista de Negócio x Dono do Produto - Imagem vetorizada com 3 homens de negócio segurando mala e uma lâmpada com fundo laranja

Analista de Negócio x Dono do Produto

 

Definições e Responsabilidades

Definição e responsabilidades do Analista de Negócio

Já falamos anteriormente sobre a Diferença entre o Analista de Requisitos e o Analista de Negócios, onde citamos diversas atividades e características de cada profissional.

O Analista de Negócio tem uma lista simples e muito clara de habilidades e conhecimentos necessários, tais como:

  • Conhecimento maior da estrutura de negócios a qual está envolvido.
  • Compreender os problemas e objetivos da empresa.
  • Otimização de valor para a organização como um todo.
  • Ter conhecimentos profundos em modelagem de processos de negócio para mapeamento do fluxo do produto em meio à área de atuação.
  • Conhecimento do mercado e seus principais concorrentes buscando uma posição do seu produto.

Segundo o BABOK (Business Analysis Body of Knowledge), a definição do Analista de negócios é, basicamente:

Um analista de negócios é qualquer pessoa que executa as tarefas de análise de negócios descritas no Guia BABOK, independente do cargo, título ou papel. Analistas de negócios são responsáveis por descobrir, sintetizar e analisar informação de várias fontes dentro da empresa, incluindo ferramentas, processos, documentação e partes interessadas. O analista de negócios é responsável por elicitar as necessidades reais das partes interessadas – o que muitas vezes envolve investigar e esclarecer seus desejos expressos – para determinar os problemas e as causas principais.

 

Definição e responsabilidades do Product Owner

Já falamos também sobre a definição do Product Owner onde mostramos todos os pontos e responsabilidades deste profissional. Vamos dar uma analisada segundo a definição do Guia Oficial do Scrum:

O Product Owner, ou dono do produto, é responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da Equipa de Desenvolvimento. A forma como isso é concretizado pode variar bastante entre organizações, Equipas Scrum e indivíduos.

O Product Owner é o único responsável pela gestão do Product Backlog. A gestão do Product Backlog inclui:

  • Expressar de forma clara os itens do Product Backlog;
  • Ordenar os itens do Product Backlog do produto para alcançar melhor os objetivos e missões;
  • Otimizar o valor do trabalho realizado pela Equipa de Desenvolvimento;
  • Garantir que o Product Backlog é visível, transparente, claro para todos, e mostrar o que a Equipa Scrum vai trabalhar a seguir; e,
  • Garantir que a Equipa de Desenvolvimento entende os itens do Product Backlog ao nível necessário.

 

O Analista de Negócio e o Dono do Produto no Scrum

homem e mulher em um escritório com livros conversando sobre negócios e analisando documentos com papel e folha

O Analista de Negócio trabalhando com o PO

É possível analisar que o foco do Product Owner é no Produto, onde todo o processo de definição e escopo tem o objetivo de Maximizar o Valor do produto final entregue. Por outro, notamos que o Analista de Negócios tem foco na organização em que está envolvido, de modo que o meio de atuação da empresa alcance o objetivo estratégico definido.

Partindo deste princípio, apresentamos a seguir como o Analista de Negócio pode trabalhar com ou como o Product Owner:

  • Analista de Negócio como Product Owner: Esse é o modelo mais esperado na adaptação para o Ágil, de modo que o Analista de Negócio usa todas as suas habilidades de negócio e conhecimento da organização para gerir o Backlog. O novo PO poderá usar sua capacidade de organização, fluxo organizacional e conhecimento do mercado para evolução do Produto a ser desenvolvimento.
  • Analista de Negócio como Cliente: Nesse modelo, o Analista de Negócio passa informações essenciais sobre a organização e necessidades dos usuários para o PO, onde podem trabalhar juntos para o desenvolvimento do Produto com base no objetivo estratégico da organização. Nesse modelo, é bastante importante a comunicação entre os dois para que o conflito de interesses não atrapalhe o trabalho e a colaboração pode alavancar ambos os objetivos.
  • Analista de Negócio como Usuário: Esse modelo é muito semelhante ao anterior, porém ao invés de demandar, o analista de negócio passa a ser consultado pelo Product Owner. Aqui não ocorre a questão do conflito de interesses, porém como Usuário o analista não tem a total obrigação e tempo para as definições do Produto junto ao PO.
  • Analista de Negócio no Time de Desenvolvimento: Como o Time de Desenvolvimento não prevê funções, é muito bem vinda a participação deste profissional como parte da equipe. Nesse modelo, o analista de negócio apoia o time em algumas definições de negócio com foco no usuário e na organização. Aqui é necessário tomar cuidado para que as definições do Produto passem por cima das decisões do Product Owner.

Montei esse artigo com base na minha experiência até aqui, pois imagino que diversos outros profissionais já passaram, estão passando ou passarão por uma mudança semelhante a esta. Não imagino que o Product Owner seja a evolução do Analista de Negócio, pois como vimos, essas duas áreas podem trabalhar tanto juntas quanto incorporadas.

Gostou? Então compartilhe!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *