Conquistando experiência profissional como Product Owner

Apesar das milhares de vagas existentes para Product Owner no Brasil, conquistar experiência profissional é um grande desafio para grande parte dos profissionais que estão migrando ou iniciando para este papel.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por conta disto, ter uma graduação e alguns cursos nem sempre é o suficiente para obter uma boa oportunidade.

Neste post vamos apresentar como está o mercado de trabalho, carreira, salário e requisitos essenciais para o Dono do Produto. Vamos apresentar também 6 formas de conquistar experiência profissional como PO.

4 pessoas ao redor de uma mesa redonda em um processo de entrevista para vaga de Product Owner

Conquistando experiência profissional como Product Owner

 

Mercado de trabalho para o Dono do Produto

Com o objetivo de preparar o leitor para disputar boas vagas e entender melhor o mercado, vamos apresentar alguns dados do mercado de trabalho para o PO, bem como o salário médio, requisitos técnicos e comportamentais necessários.

No momento em que escrevo esse artigo [11/04/2021], temos 45.000 pessoas do Brasil com o título de Product Owner no LinkedIn, mostrando que esse mercado já possui uma gama interessante de profissionais.

 

Assine nossa Newsletter e fique sempre atualizado com nossos artigos!

 

Por outro lado, temos 1.397 vagas para Product Owner no Glassdoor e 1.467 no LinkedIn. Isso mostra que o mercado ainda oferece muita oportunidade a todo momento.

Quanto ao salário médio do PO, consideramos as plataformas Glassdoor, Vagas.com e o Guia Salarial da Robert Half. A tabela abaixo apresenta a Média de cada um dos níveis salariais (mínimo, razoável e máximo) a depender do tempo de experiência.

tabelas de salários mínimo, razoável e máximo na média

Média Salarial do Product Owner

 

Requisitos Técnicos

Das 30 vagas analisadas, a soma total de requisitos técnicos foi de 170. Este total está distribuído em 25 requisitos diferentes. Ou seja, 25 itens foram citados uma ou mais vezes.

O gráfico a seguir mostra como foi a distribuição dos 25 requisitos técnicos e a quantidade de vezes em que foram citados:

Gráfico com os 25 requisitos técnicos mais solicitados para o PO

Gráfico de Requisitos Técnicos

Minha sugestão é trabalhar o currículo e conhecimentos em todos os requisitos que foram citados pelo menos 4 vezes começando pelos mais citados.

Requisitos Comportamentais

Também foram levantadas as habilidades comportamentais mais exigidas, também conhecidas como soft skill.

Das 30 vagas analisadas, a soma total de requisitos comportamentais foi de 78. Este total está distribuído em 25 requisitos diferentes. Ou seja, 25 itens foram citados uma ou mais vezes:

Gráfico com os 25 requisitos comportamentais mais solicitados para o PO

Gráfico de Requisitos Comportamentais

A sugestão aqui é focar nas habilidades que foram citados pelo menos 2 vezes começando pelos mais citados.

Para saber mais a respeito, confira estudo completo do Guia Salarial e Carreira do Product Owner – 2021 que montamos para este ano.

 

Como conseguir experiência profissional como Product Owner

Se você chegou até aqui, significa que ainda está interessado em prosseguir como PO e entrar nesse universo extremamente interessante e desafiador.

Nós vamos listar aqui 6 formas de conquistar experiência profissional como Dono do Produto. Pode ser que uma ou outra não seja para você, mas certamente você não terá mais desculpas para encontrar oportunidades.

1. Se prepare e encontre oportunidades para Júnior

Já mostramos acima os principais requisitos técnicos e comportamentais. Além disso, a Internet oferece uma gama enorme de possibilidades para cursos e assuntos online, gratuito ou pago.

Foque nos principais pontos necessários para o Product Owner, navegue sem moderação no nosso site e saiba tudo sobre esse papel, se tornando um conhecedor.

Cerca de 30% das oportunidades atualmente existentes não pedem experiência profissional como requisito. Então inclua todo conhecimento adquirido no seu currículo e foque nessas vagas/oportunidades.

2. Atue como PO no lugar em que você trabalha aplicando os conceitos

Não podemos esquecer que Proprietário do Produto é um papel no Time Scrum. Isso mostra que qualquer pessoa com os skills necessário pode executar esta atividade de alguma forma.

Então, enquanto você não encontra algo na área, pode executar as atividades de PO buscando a Maximização do Valor do Produto, focando em seus usuários e descobrindo o Produto da sua organização.

Se você é um analista de requisitos ou negócios, está mais fácil ainda realizar as ações necessárias e ser a pessoa responsável pelo processo de transformação ágil. Após 3 meses de atuação, já é possível considerar tal papel no currículo.

3. Inicie sua trajetória fazendo um estágio ou trainee

Infelizmente, muitas organizações buscam por Juniors com experiência e pouco salário, diminuindo a atratividade e limitando as oportunidades.

Não desanime! Existem centenas de vagas com oportunidades para atuar como estagiário ou trainee para aqueles que estão na faculdade ou acabaram de terminar.

4. Trabalho voluntário

Você sabia que é possível realizar trabalho voluntário como Product Owner ou similar?

Existem algumas plataformas e comunidades onde você registra as suas habilidades e realmente atua como um profissional da área. Aqui vai uma lista:

Atados

A plataforma Atados é, sem dúvidas, a melhor opção para quem quer procurar um trabalho voluntário. Tem diversas vagas na área de tecnologia, marketing, publicidade, UX, produto, entre outros.

Você pode realizar a busca pelo papel ou organização sem precisar de cadastro. Após a seleção, pode prosseguir com a inscrição rápida na plataforma e na vaga.

Online Volunteering

UM Volunteers é uma plataforma internacional com diversas oportunidades de trabalho voluntário exclusivamente online. Por conta disto, a gama de oportunidades é maior do que qualquer outra plataforma.

A distribuição de trabalhos voluntários é por categoria/área de atuação – UX, traduções, tecnologia e desenvolvimento, administração e gerenciamento, arte, design, entre outros.

ONGs e outras organizações com pouca estrutura

Existem muitas organizações sem fins lucrativos com pouquíssima estrutura que tem somente uma página nas redes sociais. Essas organizações normalmente carecem de profissionais para pensar no site e em formas de monetização.

Como Product Owner, consigo visualizar diversas oportunidades para alavancar o “Produto” dessas comunidades, visando maior alcance, reestruturação e melhor gerenciamento. Além disso, você contribui para um mundo melhor!

PS: Atualmente, realizo projeto voluntário no Médicos de Cristo como o Dono do Produto no que diz respeito ao site e produtos digitais.

5. Faça você mesmo sua experiência

Existem algumas formas de conquistar experiência como PO aplicando os seus conhecimentos em projetos pessoais. Você pode criar seu próprio estudo de caso mapeando uma oportunidade de negócio, conhecendo os usuários, personas e suas dores/necessidades.

Após, pode facilmente validar as hipóteses, aplicar pesquisas de usuários, prototipar, criar seu MVP e testar/validar no mercado. O estudo de caso pode ser utilizado tanto em projetos pessoais quanto em projeto da faculdade.

Se utilizar todas as técnicas aqui aprendidas certamente terá uma excelente bagagem a mostrar no currículo. Além do site “odonodoproduto.com”, eu também possuo um estudo de caso que me gerou uma experiência muito interessante: Confira!

6. Hackathon, seminários, workshops, congressos, etc…

Por fim e não menos importantes, existe a possibilidade de obter experiência como Product Owner participando de eventos.

Hackathons e workshops normalmente oferecem uma experiência única e imersiva. Existem também seminários e congressos que possuem diversas palestras e apresentações com atividades práticas e dinâmicas.

Para tal, basta buscar no Google o melhor caminho para o ano atual e procurar por aquele evento que melhor lhe atende.

 

Conclusão

Gosto de acreditar que a Experiência profissional é você quem faz. Partindo deste princípio, podemos compreender que o futuro da nossa carreira está inteiramente em nossas mãos.

É comum POs fazerem cursos que ampliem os seus horizontes para conseguir entregar melhor no dia a dia. Uma recomendação que eu deixo é o Curso de Product Management da PM3, que é tido hoje como o curso referência na comunidade de tecnologia no país.

Não tenho dúvidas que se aplicados todos os conhecimentos e requisitos necessários para o PO aqui expressos somados aos caminhos para obter experiência vai elevar a sua carreira a um patamar bastante elevado em poucos meses.

Concluo esse artigo com muita felicidade e otimismo de que você encontrará a experiência profissional que tanto procura. Espero que ele te ajude a dar um salto na carreira e possa obter um excelente salário resolvendo problemas complexos.

Gostou? Então compartilhe!

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. 22 de abril de 2021

    […] Experiência como Proprietário do produto lidera os requisitos técnicos. Isso mostra que é interessante encontrar algo durante […]

  2. 27 de junho de 2021

    […] do PO, é importante que o profissional de UX e/ou UI ou similar faça parte para pensar na experiência do usuário e colaborar na […]

  3. 7 de janeiro de 2022

    […] A experiência profissional como PO e na área da organização aparecem entre os principais requisitos. Por conta disto, há necessidade de criar formas de exercitar a experiência profissional. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *