OKR: Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados Chave

OKR (Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados Chave) não é só mais um termo bonito, mas sim uma metodologia de gestão simples que tem o foco no objetivo estratégico da empresa, área ou produto.

Pensar no objetivo estratégico de uma organização não é uma tarefa fácil e requer bastante atenção e planejamento. Tão complicado quanto isso é gerenciar as metas e indicadores propostos no planejamento de metas da organização.

A metodologia OKR foi criada justamente com esse propósito de permitir a definição e acompanhamento de metas da organização de maneira simplificada, transparente e de fácil acesso a todos os colaboradores.

Neste artigo vamos entender um pouco mais do que se trata e quando surgiu essa metodologia, como estruturar e implantar em sua organização, além de exemplos e apoio na implementação da gestão do Produto.

OKR: imagem com fundo azulcom 4 degraus de madeira com setas indicativas para cima, seguidas de uma 5º com marcação de alvo segurada por uma mão

OKR: Objetivos e Resultados Chave

O que é OKR

OKR é uma metodologia de gestão estratégica que mostra onde eu quero chegar (Objective) e como vou fazer para medir e alcançar este objetivo através de resultados chaves (Keys Results), dos quais vão mostrar se estou indo na direção correta.

Essa metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove. Porém foi largamente utilizada por um dos investidores do Google, John Doerr, fazendo com que a companhia passasse de algumas dezenas de funcionários em 1999 para dezenas de milhares.

Esse método é focado na simplificação da gestão estratégica da empresa, área, produto ou colaborador, de modo que seja possível gerenciar os objetivos através de indicadores de uma forma simplificada, transparente e acessível.

OKR não é um framework e muito menos um processo com passos pré-definidos. Seu modelo simples propõe que a organização seja guiada por um objetivo e o resultado possa ser mensurado através de indicadores previamente definidos.

 

Como estruturar os Objetivos e Resultados Chave

Estruturar os Objectives and Key Results é uma atividade bastante simples e direta. A questão principal é conhecer o propósito e missão da organização. A partir disto, deve-se pensar na estruturação destes OKRs.

Vamos visualizar como podemos estruturar cada um destes elementos:

Objectives (Objetivos)

Os objetivos devem representar uma direção de onde a organização quer chegar ou o que deseja alcançar/conquistar. Esta informação pode estar ligada à direção/missão da empresa.

Os objetivos precisam ser inspiradores, impactantes e abrangentes, não sendo necessário o seu detalhamento. Precisam ser muito bem escritos para que as pessoas possam sonhar o quão impactante será alcança-lo.

– A pergunta ser realizada para os Objetivos é: “O que queremos alcançar em determinado tempo?”.

Para os exemplos, vamos usar os OKR do site O Dono do Produto:

  • Dobrar o número de usuários no primeiro semestre de 2021
  • Se tornar uma das referências para conteúdo sobre Product Owner nas mídias sociais

 

Key Results (Resultados Chave)

Os Resultados Chaves servirão de indicação do meu progresso em direção ao meu objetivo. São os Indicadores que vão determinar se estou no caminho correto e se tivemos ou não sucesso na implementação do Objetivo.

Normalmente se usa mais de um resultado chave para cada objetivo. Além disso, cada resultado chave vem acompanhado de um valor mensurável.

– A pergunta a ser realizada para os Resultados Chaves é: “Como posso medir o progresso em direção ao objetivo?”.

Com base nos Objetivos do site, nossos Resultados Chaves são:

  • Dobrar o número de usuários no primeiro semestre de 2021
    • Aumentar o tráfego orgânico em 100%
    • Aumentar o tráfego através de mídia digitais em 40%
  • Se tornar uma das referências para conteúdo sobre Product Owner nas mídias sociais em 2021
    • Entrar no universo das mídias sociais
    • Alcançar 2000 seguidores no período
    • Publicar pelo menos 50 posts no Instragram e Facebook

Se todos os resultados forem atingidos, significa que o objetivo foi concluído com sucesso.

 

Como implantar OKR na organização?

Imagem com alvo gigante acertado com uma flecha no meio, do qual contém alguns colaboradores pendurados nesta flecha

Implantar OKR na organização

Já mostramos aqui que a metodologia OKR se destaca por ser simples e direta. Porém a implantação requer algumas definições prévias e importantes. Afinal de contas, decisões devem ser pautadas em estratégia e organização!

Saiba onde e quando quer chegar

Entender a missão da organização é o primeiro passo para entender os objetivos. Faça uma análise de onde quer chegar e o que pretende atingir.

Esses objetivos a curto, médio e longo prazo precisam ter um prazo. Isso ajuda na inspeção e tomada rápida de decisão.

Sonhe, mas não viaje

Sonhar não é pensar no inimaginável, mas em possibilidades. OKRs devem ser inspiradores, abrangentes e até desafiadores, mas é necessário ter “pé no chão”.

Cada passo dado é uma conquista a um objetivo maior. A dica é começando com objetivos a curto prazo e crescendo com o tempo sempre se desafiando.

Não esqueça de acompanhar

Uma vez implantado, acompanhe constantemente os resultados chaves para uma eventual tomada de decisão.

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.

William Edwards Deming

Mantenha a Transparência

É muito importante que todas as pessoas da organização tenham consciência dos objetivos, resultados chaves e status do progresso.

Isso ajudará com que cada departamento, área ou pessoa trabalhe individualmente e coletivamente pelo propósito conjunto.

Cultura guiada por Objetivo

Não deixe que os OKRs fiquem somente na esfera da organização sob o comando da Gerência. Promova esta cultura permitindo que cada equipe crie seus próprios OKRs.

“Culturalizar” OKRs dentro da organização ajuda no crescimento e engajamento da metodologia, fortalecendo o individual e o coletivo neste aspecto.

 

Utilizando OKR na gestão do Produto

Uma vez que os Objetivos e Resultados chaves estão definidos, é hora do Product Owner e a equipe de desenvolvimento entrar em ação!

O foco no objetivo estratégico da organização pode e deve ser um dos direcionados para a gestão do produto. Esse direcionamento deve ser somado às necessidades e perfil do meu usuário.

O Backlog do Produto pode ser direcionado, gerenciado e priorizado através desta relação Usuário x OKR. Cada resultado chave pode gerar uma ou mais iniciativas, demandas ou funcionalidades dos Produto.

Para exemplificar esta relação, vamos continuar usando o exemplo dos OKRs do nosso site:

  • Dobrar o número de usuários no primeiro semestre de 2021
    • Aumentar o tráfego orgânico em 100%
      • Item 1: Aplicar SEO de todas as páginas do Site
      • Item 2: Corrigir falhas de performance
      • Item 3: Aplicar melhorias de acessibilidade em todo o site
    • Aumentar o tráfego através de mídia digitais em 40%
      • Item 1: Compartilhar pelo menos 38 vezes no Linkedin (atuais + novos)
      • Item 2: Compartilhar pelo menos 25 posts no Instagram + Facebook

Para cada iniciativa implantada, necessário inspecionar com frequência o resultado chave.

O Dono do Produto precisa estar alinhado com as decisões e direcionamento da organização, sempre observando e tomando cuidado com seus usuários, buscando a maximização de valor ao Produto e gerenciando o backlog com excelência.

Gostou? Então compartilhe!

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. 17 de abril de 2021

    […] citar que OKRs e Indicadores estão em alta e já é uma realidade para o PO, seguido do levantamento com usuários, […]

  2. 19 de maio de 2021

    […] Estratégico: Também conhecido como OKRs, é bastante comum que as oportunidades são iniciativas sejam geradas para atender os Resultados […]

  3. 15 de junho de 2021

    […] está bastante relacionado a objetivos chaves que se esperam alcançar.  Se por um lado a saída é aquilo que você faz, por outro, o resultado […]

  4. 15 de junho de 2021

    […] objetivos estratégicos da organização (OKRs) não podem (pelo menos não deveriam) concorrer com a satisfação dos usuários, mas se completar. […]

  5. 15 de junho de 2021

    […] Estratégico: Também conhecido como OKRs, é bastante comum maximizar o valor do produto através da mudança nos ponteiros dos resultados […]

  6. 27 de junho de 2021

    […] problemas e oportunidades podem surgir de diversas fontes, tais como necessidades dos usuários, OKRs, problemas de negócio e do produto, análise de dados, análise do mercado e […]

  7. 27 de setembro de 2021

    […] fim, com base no resultado final das análises e a depender da estratégia da organização, o PO deve conduzir iniciativas e direcionar o Backlog observando também o aumento desta […]

  8. 27 de setembro de 2021

    […] para a empresa. Portanto, é imprescindível que a proposta de valor do produto, bem como os OKRs associados tenham essa […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *