Eventos do Scrum: Sprint
Os Eventos do Scrum são usados para criar regularidade e minimizar a necessidade de reuniões não definidas. As Sprints são o coração do Scrum, onde todos os artefatos são trabalhados, todas as cerimônias são executadas e ideias são transformadas em valor real para os usuários.
Para apresentação das definições em cada um dos tópicos, iremos utilizar como base alguns trechos do Guia Oficial do Scrum 2020.
Neste artigo vamos apresentar em detalhes o que é uma Sprint, qual a sua estrutura e parte no framework, bem como seus artefatos de entrada e saída, além dos papeis e responsabilidades de cada membro do time ágil.
O que é a Sprint
Em resumo, a Sprint é um período de tempo trabalhado por um conjunto de desenvolvedores em que se constrói uma nova versão do Produto.
Também conhecidas como Iteração, as Sprints são o coração do Scrum, onde ideias são transformadas em valor real para os usuários.
Todo o trabalho necessário para atingir a meta do Produto, incluindo Sprint Planning, Daily Scrums, Sprint Review e Sprint Retrospective, acontece dentro de Sprints.
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Durante a Sprint:
- Nenhuma mudança é feita que coloque em risco a meta da Sprint;
- A qualidade não diminui;
- O Product Backlog é refinado conforme necessário; e,
- O escopo pode ser esclarecido e renegociado com o Product Owner conforme mais é aprendido.
Uma Sprint pode ser cancelada se a Meta da Sprint se tornar obsoleta. Apenas o Product Owner tem autoridade para cancelar a Sprint.
Time boxed da Sprint
O tempo da sprint pode ser de 1 a 4 semanas. Esse período pode ser definido pelo time de desenvolvimento mantendo a autonomia ou pela organização para sincronização dos times.
Quando o horizonte de uma Sprint é muito longo, a meta da Sprint pode se tornar inválida, a complexidade pode aumentar e o risco pode aumentar. Sprints mais curtas podem ser empregados para gerar mais ciclos de aprendizagem e limitar os riscos de custo e esforço a um período de tempo menor.
É importante que uma sprint inicie imediatamente após o término da outra, independente dos itens planejados terem sidos entregues ou não.
Pilares do Scrum durante a Sprint
O Scrum descreve que Sprints permitem previsibilidade, garantindo a inspeção e adaptação do progresso em direção a uma meta do Produto. Entenda como os Pilares do Scrum são aplicados durante a Sprint.
A Adaptação é o principal pilar do Scrum durante a Sprint, uma vez que é bastante comum que os times novos com produtos novos iniciem com sprints de 4 semanas e, conforme o trabalho em conjunto vai evoluindo, o aprendizado vai aumentando e as entregas vão se tornando mais frequente, esse tempo diminua.
A Transparência durante a Sprint permite que todos os eventos, combinados, artefatos e progresso durante a sprint esteja visível e disponível a todos os interessados.
A Inspeção na Sprint permitirá que o trabalho realizado, bem como o progresso e o próprio Backlog da Sprint sejam inspecionados. Essa inspeção deve permitir a tomada de ação e ajuste do caminho percorrido.
Artefatos da Sprint
A Sprint também possui alguns artefatos de entrada e saída que vamos apresentar logo a seguir:
Backlog da Sprint
O Sprint Backlog é o artefato de entrada para início dos trabalhos a serem realizados. Este Backlog é a lista de itens selecionados do Backlog do Produto durante Reunião de Planejamento para serem trabalhados.
Durante a reunião de planejamento, o PO apresenta os itens que estão no topo do Backlog, de modo que estes devem estar mais claros e entregar maior valor de negócio ao Produto. Os itens separados do Backlog para execução na Sprint farão parte do Sprint Backlog.
Segundo o Scrum, “O Sprint Backlog é composto pela Meta da Sprint (por que), o conjunto de itens do Product Backlog selecionados para a Sprint (o que), bem como um plano de ação para entregar o Incremento (como)”.
Incremento
O Incremento é o artefato de saída do trabalho realizado. Diz respeito à nova versão do produto após construção pelo time de desenvolvimento.
Também é conhecido como a nova versão do Produto após a entrega da Sprint ou a soma de todos os itens completados e entregues a partir do Backlog.
Os itens priorizados no Backlog do Produto que foram separados no Backlog da Sprint e desenvolvidos durante a Sprint gera, como resultado final, um novo Incremento do Produto.
Gráficos
O gráfico Burn-up visa o acompanhamento e apresentação em relação à finalização do Projeto. O Cumulative Flow (Diagrama de Fluxo Cumulativo) apresenta a quantidade de trabalho em determinado estado/status.
Sendo o mais utilizado na Sprint, gráfico Burn-up é uma representação gráfica do trabalho a ser feito versus tempo. É útil para prever eventuais desvios, atrasos e tomar ações no dia a dia.
Importante reforçar que a utilização de gráficos é opcional no Ágil e servem de apoio à Transparência e Inspeção. Embora comprovadamente úteis, eles não substituem a importância do empirismo.
Papeis e responsabilidades durante a Sprint
Cada parte do Time Scrum apresenta um grau de importância valiosíssimos durante a Sprint. Vamos apresentar a seguir a responsabilidade e papel de cada um nesta trajetória:
Time de Desenvolvimento
O time de desenvolvimento é o principal personagem da Sprint. Este conjunto de profissionais multifuncionais e autônomos estão presentes em todas as partes da Sprint.
Durante a Reunião de Planejamento, o time recebe observa e busca entender cada item do Backlog do Produto apresentado pelo Dono do Produto. Sua missão aqui é tirar dúvidas, questionar viabilidade, pontuar cada item, planejar as tarefas, montar o backlog da sprint a ser trabalhado e definir a meta da sprint.
A principal atuação do Development Team é na execução da Sprint, do qual este time realiza a construção do novo entregável, organiza e executa o sprint backlog de forma transparente.
Esse time também participa das dailys para inspeção e adaptação do trabalho realizado. Cada reunião diária servirá de planejamento para o trabalho restante, podendo informar eventuais impedimentos, renegociar itens do Backlog com o PO ou adotar estratégia diferente.
Após finalização do novo entregável, esse time tem a responsabilidade de apresentar o resultado do trabalho ao Product Owner através da Reunião de Revisão.
Scrum Master
Sendo o guardião do Scrum, o Scrum Master é responsável pela eficácia do Scrum Team. Eles fazem isso permitindo que o Scrum Team melhore suas práticas dentro do framework Scrum.
Sua atuação durante a Sprint é fundamental para que o framework seja utilizado da melhor forma. Ele não precisa participar de todas as cerimonias, mas precisa garantir que elas ocorram com frequência, no formato e tempo padrão.
O Scrum Master vai ajudar o time de desenvolvimento em suas dificuldades e impedimentos, intermediando a relação e garantindo que o time seja o mais eficiente possível. Ele atua como líder servidor e todo seu trabalho é em prol da squad.
Product Owner
Ao iniciar um novo projeto ou após o término de uma sprint, o PO deve ter o Backlog do Produto com os itens mais prioritários bem definidos e priorizados. Seu papel durante a planning é apresentar cada item prioritário e tirar dúvidas do time.
O Dono do Produto é o único personagem do Time Scrum que atua além da Sprint. Isso porque durante a execução da sprint, o PO deve atuar com os usuários, mercado de atuação, pesquisa, Discovery e outras atividades que contribuam para enriquecimento do backlog do produto.
Assim como o SM, o PO não precisa estar na Daily (apesar de muito comum e recomendado). Ele pode ajudar nas dúvidas de especificação e critérios de aceite que normalmente vão surgir, além de retirar impedimentos de negócio.
Por fim, o Product Owner é o convidado especial na reunião de revisão, pois ele inspecionará o trabalho realizado pelo time ao longo da Sprint e informará se o novo incremento está de acordo com o combinado no planejamento ou não.
2 Resultados
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