Mudanças de hábitos nas organizações em tempos de quarentena
Devido aos impactos do Coronavírus (COVID-19), é evidente que os profissionais e as organizações sofrerão mudanças drásticas na maneira como realizam as suas atividades. Novos hábitos farão parte do dia a dia das organizações.
Nesse artigo nós vamos apresentar os impactos que essa quarentena proporcionou (de bom e de ruim) em diversas áreas de negócio, dados e mudanças de hábitos nas organizações, principalmente nas empresas e áreas de tecnologia.
PS: Esse artigo foi publicado em 17 de Maio de 2020 e algumas informações podem estar defasadas em relação ao cenário atual.
Dados de Impactos
A expectativa do mercado internacional não é boa e já se estima uma queda em cerca de 3% no PIB no ano de 2020. No Brasil, esse número negativo gira em torno de 3,78% caso as atividades econômicas permanecerem paralisadas e as atividades de produção industriais continuarem com a produção abaixo de 60%.
A seguir alguns impactos positivos e negativos em organizações e segmentos de mercado levantados pelo Estadão.
Em alta…
As empresas com produtos de chamada de vídeo e ferramentas, colaboração online e trabalho remoto – tais como Microsoft, Google e Facebook – tiveram um aumento de tráfego de até 40%. Isso ocorreu devido à necessidade do Home Office. A computação em nuvem das Gigantes Amazon, Microsoft e Google também tiveram maior demanda de ocupação e utilização.
Serviços de streaming como Netflix, Globoplay, HBO, Spotfy e Youtube também tiveram um expressivo ganho no público uma vez que os seus consumidores permaneceram mais tempo em suas casas. Algumas destas ofereceram serviços gratuitos nos meses de março, abril e maio.
Aqui não podemos esquecer do E-commerce! A Amazon já informou que contratou mais de 100 mil novos colaboradores. O Mercado Livre publicou uma alta de 30% em transações no seu site.
Em baixa…
É claro que os demais segmentos, comércios e lojas físicas tiveram uma baixa expressiva em suas atividades e demandas, chegando a lucro zero ou até prejuízo nos últimos meses.
Além do comércio, os segmentos relacionados à viagens e passeios também tiveram baixas expressivas, tais como: Companhias aéreas, turismo, transporte executivo, hotéis, eventos e afins.
Além destes, produtos relacionados com estas atividades também tiveram perdas, a exemplo de câmeras digitais, roupas em geral, equipamentos para acampamento, óculos, veículos e afins.
Se quiser saber mais, o site Stackline publicou um artigo interessante e completo sobre os 100 produtos e serviços que mais cresceram ou declinaram devido à pandemia.
Mudanças de hábitos nas organizações
A GOintegro realizou um estudo com mais de 500 profissionais em 15 países da América Latina buscando os comportamentos necessários após as coisas voltarem ao “novo normal”.
No levantamento sobre os novos comportamentos a serem promovidos, o resultado abaixo apresentou os 13 mais escolhidos:
Quanto ao levantamento sobre as principais atividades do dia a dia em que deverão ser realizadas mudanças, foi-se obtidos os seguintes resultados:
O Product Owner será impactado pelas mudanças?
Claro que sim! É evidente que o mundo pós Coronavírus será diferente, alterando assim os comportamentos e padrões deste profissional. A seguir um breve “spoiler” das mudanças de hábitos necessárias nas habilidades do Dono do Produto:
- Comunicação
- Maior atenção ao Backlog
- Transparência
- Criatividade
- Liderança do produto
- Empatia
- Apoio e Planejamento da Sprint
- Conhecimento de ferramentas
Sem mais, gostaria de finalizar esse artigo com essa belíssima frase de Sócrates:
“O segredo da mudança é não focar toda sua energia em lutar com o passado, mas em construir o novo”
1 Resultado
[…] apresentamos aqui diversos Dados e mudanças de hábitos nas organizações em tempos de quarentena. Nessa análise, foram apresentados diversos dados de impacto na economia, bem como os segmentos de […]