Bons Product Owners removem itens do Backlog do Produto

Navegando pelo Blog do Scrum.org, me deparei com um artigo muito interessante sobre a necessidade de remoção de Itens não utilizados há muito tempo no Backlog do Produto, ocupando espaço, tempo e dinheiro para a organização e partes envolvidas. Nesse artigo, Simon Kneafsey relata um pouco da sua experiência e afirma que Bons Product Owners removem itens do Backlog do Produto.

Quando uma parte interessada – sendo ela o cliente ou usuário – solicita a construção de um Produto para remoção de suas dores e necessidades, é muito comum que a sua lista de desejos seja cheia de sonhos e vontades e que esse produto possa resolver todos os seus problemas.

Porém, o Product Owner tem a missão de saber interpretar a prioridade da entrada dessas demandas e, sendo necessário, refinar o Backlog incluindo E TAMBÉM removendo itens no decorrer do processo de desenvolvimento. É sobre isso que vamos mostrar aqui!

 

Check list Product Owner marcando 2 itens da lista e removendo um outro item do Backlog

Bons Product Owners removem itens do Backlog do Produto

 

De acordo com Simon Kneafsey…

Em um curso recente, um dos meus participantes falou a respeito da utilização do status “Para Excluir” com relação ao seu Product Backlog. Os itens que estavam no Backlog do Produto há mais de 4 meses eram marcados com este status. Então ele revisaria essa lista de itens prontos para remoção com os Stakeholders (partes interessadas) como parte do processo contínuo do Backlog do Produto. Ao término desta discussão, os itens poderiam ser removidos, arquivados ou ter a sua marcação removida.

Com a inclusão de novos itens no Backlog do Produto, ele queria encorajar os Stakeholders a remover os itens que estão há muito tempo no Backlog e ainda não foram considerados valiosos o suficiente para trabalhar. E provavelmente esse itens nunca seriam implementado, pois sempre haveria algo mais importante a se construir.

O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Product Backlog. O gerenciamento do Backlog do Produto inclui: …. Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente e claro para todos – Guia oficial do Scrum.

Em muitas organizações, a taxa de novos itens do backlog do produto sendo gerados excede em muito a capacidade da equipe de desenvolvimento de convertê-los em incrementos de software funcional. À medida que o Backlog do produto cresce com o tempo, também aumenta o tempo necessário para refiná-lo. Muito tempo pode ser gasto discutindo essa lista. Tempo é dinheiro! E como muitos destes itens nunca serão implementados, isso introduz um desperdício significativo no processo de desenvolvimento do produto.

Como parte do Refinamento do Backlog do Produto, bons Donos do Produto buscarão proativamente manter o Backlog do Produto o mais pequeno (em termos de número de recursos) possível para reduzir esse desperdício. Mesmo se não forem excluídos, os itens devem ser arquivados para removê-los do Product Backlog posteriormente. Isso ajudará a eliminar o desperdício e permitirá que mais tempo seja gasto concentrando-se nos recursos que serão implementados. O foco é um valor do Scrum e esta técnica é uma maneira pela qual os Proprietários do Produto podem trazer maior foco para o Backlog do Produto.

 

Esse artigo foi publicado originalmente no blog oficial da Scrum.org em: https://www.scrum.org/resources/blog/good-product-owners-delete-product-backlog-items

Gostou? Então compartilhe!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *