Casos de Sucesso na Implantação de Metodologias Ágeis
Os Métodos Ágeis já se consolidaram como o novo estado da prática na indústria de desenvolvimento e, sem duvidas, superam qualquer outro tipo de metodologia ou framework para desenvolvimento do Produto.
Estas metodologias possuem características em comum e certamente oferecem inúmeras vantagens para implementação na organização que a utiliza.
Para se ter uma ideia, mais de 60% das empresas de TI já utilizam algum método ágil. Deste total, mais de 68% utilizam o Scrum. Vale também ressaltar que as metodologias ágeis já estão se expandindo em áreas diferentes de TI e já representam mais de 30% do montante.
Sendo assim, listamos alguns casos de sucesso para você apreciar as vantagens deste universo.

Casos de Sucesso na Implantação de Metodologias Ágeis
CISCO – Scaled Agile Framework (SAFe)
A CISCO iniciou a criação de um novo produto chamado “Plataforma de Faturamento de Assinantes”, do qual teve o seu início no modelo cascata com cada etapa do Projeto altamente definida, escopo fechado (apesar de ser um produto interno) e equipes dividas em suas áreas de atuações. Desde o início do Projeto já começaram a enfrentar problemas com prazos sempre estourados, desgaste da equipe e um enorme número de defeitos.
Em 2015 eles decidiram implantar o framework SAFe. No início realizaram a capacitação da equipe, aumentaram a transparência e disponibilidade das informações, juntaram as equipes, focaram nos defeitos já existentes e então partiram para o Projeto.
O Resultado foi impressionante:
- Eficiência de 14% em relação à remoção de defeitos.
- Fim das horas excessivas pela equipe de desenvolvimento.
- Diminuição de 40% nos defeitos críticos e principais.
- Diminuição no número de defeitos rejeitados.
Telecom – XP; 90-day delivery cycles + Scrum
A British Telecom estava enfrentando muitos problemas no seu gerenciamento de Projeto interno, pois o modelo antigo (cascata) estava desgastando todo o quadro de colaboradores, além do orçamento da Empresa.
Os problemas no modelo de trabalho ocorriam desde o levantamento de requisitos, falta de prioridade nas demandas e burocracia no processo de aprovação até o estouro nos prazos de desenvolvimento, pouco tempo para equipe de qualidade e, obviamente, transtorno total em todas as implantações realizadas.
Com a chegada do novo CIO e a mudança para utilização de metodologias ágeis como o XP, 90-day e alguns eventos do Scrum, passou-se a priorizar mais o valor de negócio do produto ao invés da documentação abrangente, maior envolvimento dos clientes e iterações mais frequente, resultando:
- Melhoria na priorização dos itens visando a maximização do valor de negócio.
- Diminuição no ciclo de entrega de 12 meses para 90 dias.
- Melhoria na moral da equipe, pois conseguiram perceber o valor do trabalho realizado, além da distribuição de bonificações e promoções por metas alcançadas.
FBI – Scrum
Após o atentado de 11 de Setembro, a equipe do FBI junto ao governo americano decidiram criar o que seria mais tarde um dos projetos de desenvolvimento de software mais caro de toda a história – The Sentinel (A Sentinela). O Projeto tinha como objetivo rastrear possíveis casos de terrorismo antes que estes acontecessem no Estado Americano.
Na primeira tentativa, aprovou-se um orçamento de U$ 170 milhões para execução do projeto, o que mais tarde iria ‘morrer’ devido à falta de gerenciamento de requisitos, alto número de defeitos e ineficaz. Em 2006 este custo inicial já havia chegado em U$ 600 milhões e os problemas não diminuíram.
Mais uma tentativa foi realizada com outra empresa de desenvolvimento e outros U$ 405 já haviam sido gastos e os mesmos problemas apresentados no fracasso anterior e com previsão de mais U$ 351 milhões a serem estourados.
Após a mudança para o Ágil em meados de 2010, o projeto iniciou-se mais uma vez, porém nesta situação com uma abordagem iterativa, Sprints de 2 semanas e resultados imediatos jamais vistos anteriormente. Resultado:
- Disponibilização do produto final em tempo hábil.
- Menor custo total do projeto em relação aos anteriores.
- Maximização do valor do produto em menor tempo.
- Visibilidade dos diretores sobre o produto e projeto desenvolvido em poucos dias, sprints após sprints e impressionando a diretoria.
- Atualmente, a Sentinela está em Produção e opera no combate ao terrorismo de maneira eficaz.
Toyota – Lean Startup
Era 28 de Agosto de 1937. Data em que uma das maiores empresas de automóveis do mundo estava sendo criada no Japão – Toyota. Devido à competitividade no mercado, guerra comercial com os Estados Unidos e demais países, o grande desafio da época seria a construção enxuta de automóveis evitando desperdícios, pouco estoque e no tempo certo.
Diferentemente do “modelo fordismo”, do qual se produzia em massa, a Toyota passa a construir carros sob demanda e cria o Lean Manufacturing devido à manufatura enxuta.
Com isto, a Toyota conseguiu alcançar de forma rápida os seguintes resultado:
- Poder de concorrência com as gigantes Americanas
- Aplicação da melhoria contínua em seus processos
- Maior qualidade na construção de seus produtos devido à possibilidade de maior tempo para testes e investimento na área
- Maior economia na construção de seus produtos, gerando também maior lucratividade devido à manufatura enxuta
Conclusão
Em um mundo em que o tempo é cada dia mais importante e escasso, é extremamente importante escolher uma boa maneira de selecionar a melhor forma de trabalho, buscando alcançar a excelência no resultado final, evitando desperdícios e reparando os erros o mais breve possível. Desta forma, concluímos que as Metodologias Ágeis são as melhores escolhas na hora de selecionar um modelo de desenvolvimento de Sistemas, pois já provaram que a sua utilização entrega produtos de uma forma mais inteligente, hábil e eficaz.
1 Resultado
[…] definições e funções. Além disto, as práticas ágeis já provaram que podem ajudar as empresas a atingirem o seu valor de Produto muito rápido. Por isso, vamos relembrar algumas algumas características […]